15.10.19
Estes profissionais tão importantes, que cuidam da educação dos pequenos e de todos nós, também precisam estar com a saúde mental em dia para superar as dificuldades do dia a dia.
A educação de crianças é um assunto que envolve diversos fatores determinantes, e o ambiente escolar e de sala de aula são lugares que possibilitam diferentes experiências e aprendizados enormes para os pequenos. O foco deste texto são vocês, professores, que dedicam grande parte da sua vida a essa profissão e que marcam a vida de pessoas para sempre! Acredito que sentir que fez a diferença na vida de alguém é muito motivador, e vocês fazem isso como poucas outras profissões.
Nós sabemos que os professores encontram mil e uma dificuldades para exercer seu trabalho da maneira que gostariam. Muitas dessas dificuldades têm relação com conseguir ter um certo controle da turma, para que possam transmitir seu conhecimento e criar um ambiente motivador para os alunos aprenderem.
Confesso que, quando comecei escrever esse texto, a primeira coisa que me veio à cabeça foram as dificuldades que vocês encontram no seu dia a dia e a frustração que vem em decorrência dessas dificuldades. São crianças que desrespeitam, a falta de recursos necessários, as limitações que são impostas pelo ambiente de trabalho, as turmas gigantes que vocês precisam dar conta sozinhos, o cansaço proveniente da carga horária que influencia na disposição para buscar novos conhecimentos, ou todos esses fatores juntos.
Talvez essas sejam as questões que mais façam parte dos dia a dia de vocês, não é mesmo? Muitos de nós (pra não dizer a maioria), seres-humanos, acabamos focando mais nas dificuldades que enfrentamos na nossa vida do que na solução delas. Isso é um dos fatores que podem levar à depressão e à Síndrome de Bournout, por exemplo.
O fato é que muitas situações enfrentadas no dia a dia da sala de aula não têm a solução que gostaríamos ou a solução ideal. Mas sempre haverá diversas formas de fazer diferente – e estar disposto a fazer diferente depende, acima de tudo, de você e de buscar se manter motivado, de buscar a razão que o fez escolher essa profissão tão importante pro mundo!
Para conseguir isso, coloque-se em primeiro lugar.
Feliz Dia dos Professores!
Nadia Favretto, psicóloga