Um recado para todos os professores!

15.10.19

Estes profissionais tão importantes, que cuidam da educação dos pequenos e de todos nós, também precisam estar com a saúde mental em dia para superar as dificuldades do dia a dia

A educação de crianças é um assunto que envolve diversos fatores determinantes, e o ambiente escolar e de sala de aula são lugares que possibilitam diferentes experiências e aprendizados enormes para os pequenos. O foco deste texto são vocês, professores, que dedicam grande parte da sua vida a essa profissão e que marcam a vida de pessoas para sempre! Acredito que sentir que fez a diferença na vida de alguém é muito motivador, e vocês fazem isso como poucas outras profissões. 

Nós sabemos que os professores encontram mil e uma dificuldades para exercer seu trabalho da maneira que gostariam. Muitas dessas dificuldades têm relação com conseguir ter um certo controle da turma, para que possam transmitir seu conhecimento e criar um ambiente motivador para os alunos aprenderem.

Confesso que, quando comecei escrever esse texto, a primeira coisa que me veio à cabeça foram as dificuldades que vocês encontram no seu dia a dia e a frustração que vem em decorrência dessas dificuldades. São crianças que desrespeitam, a falta de recursos necessários, as limitações que são impostas pelo ambiente de trabalho, as turmas gigantes que vocês precisam dar conta sozinhos, o cansaço proveniente da carga horária que influencia na disposição para buscar novos conhecimentos, ou todos esses fatores juntos.

Você em primeiro lugar

Talvez essas sejam as questões que mais façam parte dos dia a dia de vocês, não é mesmo? Muitos de nós (pra não dizer a maioria), seres-humanos, acabamos focando mais nas dificuldades que enfrentamos na nossa vida do que na solução delas. Isso é um dos fatores que podem levar à depressão e à Síndrome de Bournout, por exemplo. 

O fato é que muitas situações enfrentadas no dia a dia da sala de aula não têm a solução que gostaríamos ou a solução ideal. Mas sempre haverá diversas formas de fazer diferente – e estar disposto a fazer diferente depende, acima de tudo, de você e de buscar se manter motivado, de buscar a razão que o fez escolher essa profissão tão importante pro mundo!

Para conseguir isso, coloque-se em primeiro lugar.

Procure cuidar de si e da sua saúde mental.

Busque os auxílios necessários para manter sua motivação e o prazer em dar aulas.

Procure estar em contato com alunos que são reforçadores pra você, aposto que você já recebeu muitos feedbacks deles. Dê valor a isso!

Tente se manter atualizado, buscando continuamente novos conhecimentos, isso manterá você mais motivado também.

Acredite, você faz muita diferença!

Obrigada a todos os mestres que passaram pela minha vida e que influenciaram tanto na profissional e pessoa que eu sou hoje.

Obrigada a todos os professores dos meus clientinhos que colaboram muito com o meu trabalho na clínica e com a mudança deles. 

Obrigada a todos vocês que escolheram essa profissão linda que eu tanto admiro e que tanto nos ensina e nos prepara pra vida. 

Feliz Dia dos Professores!

 

Nadia Favretto, psicóloga

NEWSLETTER

Assine a newsletter e receba nossas novidades.