Desenvolvendo a autonomia no seu filho

Autonomia, menina amarrando o cadarço sozinha

21.07.20

Para se alcançar a autonomia é importante que antes os pais tenham ensinado às crianças a desempenhar atividades que correspondem àquele comportamento. E a melhor forma de ensinar uma nova habilidade é prestando auxílio e, conforme a criança for conseguindo desempenhar aquele comportamento, ir diminuindo a ajuda até chegar ao objetivo final. 

 

Para exemplificar vou trazer aqui uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta. Quando pequena, a criança precisa ter uma bicicleta compatível com seu tamanho, com rodinhas menores fixas à roda traseira e ainda contar com o apoio de alguém para a segurar no banco traseiro até que se sinta segura. Depois de desenvolvido essa segurança, é possível ir aumentando a dificuldade progressivamente. Algumas das próximas etapas podem ser: 

 

  • soltar um pouco as rodinhas laterais de forma que tenha um menor contato com o chão;
  • ir deixando de segurar na parte de trás do banco;
  • tirar totalmente as rodinhas laterais;  
  • andar em uma bicicleta maior. 

 

Importante: os pais só devem estimular a próxima etapa depois de ter alcançado a etapa anterior e a criança estiver segura. Nesse processo de ensino, os pais devem motivar a criança, valorizando muito cada conquista. Com relação aos possíveis “fracassos” que podem ocorrer, é preciso dizer que eles fazem parte da aprendizagem e que é importante continuar persistindo. 

 

Quando a criança aprende a andar sozinha, pode-se dizer que ela já tem autonomia para andar de bicicleta. Muitos outros comportamentos do dia-a-dia devem ser estimulados para que a possa dar conta de desempenhar sozinha as atividades, se sentindo competente e com uma autoestima saudável. Se os pais sempre preparam o sanduíche para a criança no café da manhã, ela pode chegar aos 12 anos de idade sem saber preparar seu próprio sanduíche. 

 

Sabemos que existem muitos fatores que dificultam esse processo na relação entre a família e, pensando nisso, criei um e-book incrível para auxiliar os pais a ajudarem seus filhos a serem mais autônomos e consequentemente, mais felizes 🙂

 

Baixe agora o e-Book e entenda melhor na prática quais ações podem ser realizadas para estimular a autonomia das crianças. Para baixá-lo, clique no botão abaixo.

 

Espero que você goste! 

 

Com pequenas mudanças no dia-a-dia, você notará que seu filho se sentirá mais feliz e seguro para realizar suas atividades sozinho. Estimule isso, para que ela possa crescer e se desenvolver melhor para encarar o futuro que vem pela frente. 

 

Psicóloga Nadia Favretto

 

 

 

 

NEWSLETTER

Assine a newsletter e receba nossas novidades.