28.01.19
O primeiro passo rumo ao mundo do aprendizado pode assustar e, por isso, é preciso ter calma e entender muito bem como funciona a adaptação escolar do seu pequeno
Pesquisar a escola ideal para o seu filho leva tempo e isso acontece com todas as mamães. Nesse momento, é importante avaliar a estrutura, os profissionais, a localização, as qualificações e de que forma a escola irá auxiliar seu filho nos primeiros anos da escola.
Essa adaptação escolar é mais complicada para nós do que para nossos filhos, não é mesmo? Quando finalmente chega a hora, bate aquele friozinho na barriga que faz a gente se questionar: isso é normal? Deveria estar me sentindo mais segura? Será que agora é mesmo o melhor momento de colocá-lo na escola?
Essas e muitas outras dúvidas e inseguranças são muito comuns no período que antecede o ingresso à escola. Trata-se de um momento muito delicado para os pequenos, pois estarão, pela primeira vez, enfrentando o mundo sem a presença dos pais.
Porém, esse momento, na maioria das vezes, é muito mais delicado e conflituoso por parte dos pais do que para as próprias crianças. É justamente a forma como os pais transmitem essa “segurança” ou “falta de segurança” que pode influenciar na adaptação da criança em um novo ambiente.
Por isso, se você está se sentindo assim ou está prestes a encarar esse momento, esse texto é direcionado a vocês, pais, que se preocupam com essa escolha e que também sofrem com esse momento em que precisam se distanciar daquele que, até então, passava 24 horas sob seu olhar.
Antes de tudo, precisamos entender que é praticamente impossível nos sentirmos totalmente seguros quando o assunto é a escolha da primeira escola e adaptação escolar. Existem diversas formas de buscarmos o melhor lugar e também facilitar a adaptação da criança, mas devemos saber que a escolha pode dar errado em algum momento, e que não teríamos condições de saber antes de ter tentado certas experiências.
Um dos maiores erros que os pais cometem é basear a escola prioritariamente na “escola”, sem levar em conta as limitações que podem gerar incômodos significativos ao longo do tempo, e tornar essa rotina estressante.
Estou falando aqui de escolher uma escola muito longe de sua residência, optar por aquela com a mensalidade mais alta, o que fará você abdicar de muitos momentos de lazer com seu pequeno para arcar com os custos, além de decidir a escola de acordo com a indicação de alguém ou apenas pela fama do local.
Nesse caso, é preciso pesquisar muito bem, pois é possível que a escola tenha valores diferentes dos seus e pregue uma forma de educar que não condiz com aquilo que você deseja que seu filho tenha. Tudo isso pode influenciar no insucesso no momento da adaptação.
Assim como existem fatores que influenciam negativamente a adaptação de seu filho na escolinha, alguns requisitos podem torná-la mais tranquila e segura. Que tal algumas dicas?
– Visite mais de uma escola. Você verá que elas são muito diferentes e cada uma terá pontos negativos e positivos, basta você escolher qual mais lhe agrade.
– Planeje uma visita ainda em época de ano letivo, em que as escolas estão vivendo sua rotina diária, sem que se estruturem para recebê-lo. Dessa forma, você poderá conhecer melhor o dia a dia da escola de uma maneira mais orgânica.
– Agende uma conversa com a coordenação responsável pela turma em que seu filho ingressará, e se possível, converse com a professora que passará mais tempo com ele.
– Anote todas as dúvidas em um caderninho e leve quando for conhecer a escola, pois assim você poderá tirá-las no momento da conversa, sem o risco de esquecer nada.
– Estrutura física é o mais importante no sentido de proporcionar espaço para brincadeiras e recreação do que um lugar apenas luxuoso.
Seguiu essas dicas ou a maioria delas? Então não se preocupe, pois a sua adaptação e a de seu filho têm grandes chances de ser um sucesso.
Lembre-se: você escolheu essa escola depois de visitar várias com que não se identificou, conversou com coordenador e professores que lhe passaram conhecimento e esclareceram todas suas dúvidas. Além disso, a escola tem bastante espaço para atividades recreativas e o planejamento anual é excelente, assim como a comunicação direta com os pais.
Agora é hora de relaxar e também voltar a fazer atividades que há muito tempo não conseguia fazer por falta de tempo. Aproveite, será incrível!