Com o fim das férias, é hora de voltar a organizar a rotina e se preparar para que o novo ano seja muito bem aproveitado.
O período de férias é o momento onde as crianças e, por consequência os pais, costumam mudar sua rotina drasticamente. E tudo bem! É para isso mesmo que as férias servem: descansar das tarefas da escola, dormir até mais tarde, brincar sem hora para acabar, viajar, etc.
Mas como esse período de recesso é um pouco extenso, é natural que, principalmente as crianças menores, sintam um pouco de dificuldade em voltar às programações anteriores ou a se engajar em uma nova rotina.
Algumas das dificuldades que podem aparecer nos primeiros dias de retorno à escola são:
Se a criança está indo pela primeira vez à escola (Leia sobre adaptação escolar aqui) ou se mudou de escola, a dificuldade pode ser ainda maior.
Para ajudar os pequenos e facilitar a vida dos pais nesse período, podemos pensar em algumas atitudes que envolvem preparação e organização.
Vamos a elas?
A primeira dica é:
Não deixar que a mudança de rotina ocorra no primeiro dia de aula. Mudar de repente vai causar um estresse maior, mesmo que vocês já venham conversando sobre o assunto.
Vocês podem começar a planejar a volta às aulas algumas semanas antes do início. Peguem a lista de materiais e saiam às compras com os itens definidos. Isso pode evitar uma possível discussão.
Se a escola for nova:
É interessante que você leve seu filho para conhecê-la antes do início das aulas, assim ele já vai se familiarizando com o ambiente novo. Enquanto estiverem na visita, conversem sobre momentos agradáveis que podem ocorrer lá, conheçam alguns professores e colaboradores e, se possível, deixe ele descer pelo escorregador do parquinho.
Façam planos sobre o ano escolar. Falem sobre o que poderia ser diferente do ano anterior, sobre fazer amizades novas, definição de rotina de estudos, metas a serem alcançadas, enfim, criem uma expectativa boa, focando em pontos positivos.
Calendário semanal:
Se achar interessante, façam juntos um calendário semanal com todos os compromissos diários que têm horários definidos.
Importante: Não imponha a rotina para a criança! Vocês precisam CRIÁ-LA juntos. Podem inserir tempo para brincadeiras em família, horários para dormir e acordar, das atividades extras como inglês e natação, e de estudo. Se a rotina de estudos começar a acontecer desde o início das aulas, a chance dela ser consolidada durante o ano será muito maior, e os resultados com relação à aprendizagem também.
Tomem cuidado para não sobrecarregar a criança de compromissos cansativos no início e esquecer da diversão. Brincadeiras sempre serão a tarefa principal durante a infância. Brincar é a melhor forma de aprender e de aliviar o estresse de atividades mais exaustivas.
Um ótimo ano e boa volta às aulas para vocês!