A infância é repleta de imaginação, criatividade e muita energia, não é mesmo? Para acompanhar os pequenos é preciso estar sempre disponível para brincadeiras e atividades em família.
É a partir delas que a criança desenvolve habilidades importantes para o seu desenvolvimento, como: autonomia, independência, criatividade, respeito e empatia.
Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras em família que podem ajudar as crianças a desenvolverem essas habilidades. Confira!
Jogos de tabuleiro podem ser uma ótima opção para brincadeiras em família. Com eles, os integrantes passam tempo juntos e se conhecem mais. E as crianças desenvolvem habilidades como a independência, a autonomia e o respeito.
Para colocar em prática: invista em jogos como Imagem & Ação, Banco Imobiliário, War, e Damas. Com eles, é possível passar tempo de qualidade com as crianças e proporcionar memórias engraçadas para os pequenos.
A pintura com os dedos é uma brincadeira que pode ser colocada em prática desde os primeiros meses de vida da criança. Ela desenvolve a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.
Para colocar em ação e não fazer tanta sujeira, invista em tintas laváveis e forre todo o espaço da pintura com papel pardo. Assim, a criança se diverte, desenvolve sensações táteis e cria vínculos ainda mais fortes com a família.
Quanto tempo faz que você não coloca as brincadeiras da sua infância em ação? Para aproveitar essas memórias, compartilhe com as crianças! Elas vão adorar aprender uma brincadeira nova, ter acesso às suas memórias e se divertir como seus pais se divertiam na infância.
Além disso, essa brincadeira em família ajuda a desenvolver a empatia, o respeito pelo diferente e cria vínculos mais profundos com os pais. Vale a pena investir!
Suas músicas favoritas não precisam ficar apenas no chuveiro! Uma brincadeira em família que pode agitar as crianças e ser muito divertida é o Karaokê.
Ela pode parecer um pouco mais burocrática, pois precisa de equipamentos, mas se você não tem os acessórios necessários, basta usar a imaginação. O controle da TV vira o microfone e as mídias das músicas podem ser acessadas pelo YouTube. O importante é se divertir!
Além de estimular a coordenação motora, a imaginação e o respeito, essa brincadeira pode render muita diversão e inúmeras memórias.
Tem crianças e adolescentes em casa? O Stop pode reunir as duas tribos! A brincadeira consiste em escolher alguns temas, anotá-los no papel, definir uma letra e começar a escrever tudo que lembra e que comece com a letra escolhida. Para colocar em ação, são necessários materiais como: papel e caneta.
Essa é uma brincadeira simples, mas muito divertida que pode ser feita em família e testar conhecimentos gerais, estimulando a paciência, a criatividade e a imaginação.
E você, já aplica alguma dessas brincadeiras em casa? Para mais dicas, fique de olho em nossos conteúdos nas redes sociais.
Um beijo
Psicóloga Nadia Favretto