A importância de uma boa noite de sono

28.08.19

Você sabia que uma boa noite de sono possui uma grande importância para a saúde, bem-estar e desenvolvimento das crianças? Entenda

Muitos casos dos que chegam ao consultório para atendimento tem relação com alguma dificuldade no sono. São comuns queixas relatadas pelos pais de enurese noturna mesmo quando a criança já desfraldou,  dificuldade de dormirem sozinhas em seus quartos, medos durante a noite e muitos outros problemas que afetam a qualidade do sono. 

Algumas dessas dificuldades que comentei tem relação com fatores emocionais e estão presentes, principalmente, entre as crianças com idade pré-escolar.

Por que uma boa noite de sono é importante?

Um sono de má qualidade pode afetar significativamente a vida da criança em aspectos sociais, emocionais e cognitivos.  Quando os pequenos não têm uma boa noite de sono podem ficar mais irritados durante o dia, ter dificuldades para absorver conteúdos diversos, apresentar indisposição, ficar mais agressivos e demais consequências que podem ser perigosas. E quando a criança não dorme bem, consequentemente os pais também não conseguem dormir e isso acaba afetando a harmonia familiar. 

Quando os problemas no sono vêm, precisamos dar a devida atenção a eles e não atribuir a condição a “uma fase que logo passa”. Quanto mais negligenciar esse problema, mais complicado de resolver ele será. 

Existem intervenções que são consideradas muito eficazes para melhorar a qualidade do sono das crianças, independente de qual é o problema apresentado. Nesse blog, eu vou te falar sobre algumas delas. 

Seu filho dorme sozinho?

Uma das questões trazidas pelos pais nas sessões é que o filho “não consegue dormir sozinho”. Isso nem sempre aparece como uma “queixa”, muitas vezes esse fato só surge quando os pais são questionados sobre o sono da criança. 

O que eu tenho percebido é que a “dificuldade” da criança em dormir sozinha muitas vezes não é dela, e sim da mamãe e/ou do papai. Afinal, não é uma delícia dormir agarradinha com o pequeno a noite toda? Devido à correria do dia a dia os pais não têm muito tempo de ficar com a criança e tentam suprir isso dormindo junto. E afinal, qual é o problema em dormir com os pais?

Os problemas podem ser muitos, e os principais têm relação com sentimentos de dependência dos pais, baixa autonomia e insegurança. Todos esses empecilhos podem aparecer em situações que não são diretamente ligadas com o momento do sono. E aqui cabe de novo falar das consequências para os pais que dificilmente conseguem descansar com um terceiro na cama, além da dificuldade em preservar a vida como um casal.  

Rotina e higiene do Sono

Se você já acompanhou meus textos no blog já percebeu que eu adoro falar em rotina! Eu realmente considero ela muito importante para a aquisição de novos hábitos e para o sono não é diferente! Uma rotina adequada influencia de forma significativa na qualidade do sono da criança. 

Os pequenos  precisam ter horários estabelecidos para dormir e acordar. Eles  devem ser definidos de acordo com a rotina da família e da criança, mas precisam ser mantidos, principalmente, durante a semana. 

Precisamos imaginar a rotina diária das crianças como um gráfico em que o pico das atividades deve ocorrer aproximadamente na metade do dia, se mantendo pouco antes e pouco depois desse horário mas, principalmente, ir diminuindo a intensidade no final do dia. 

Quando o dia estiver se encerrando, espera-se que a criança passe a fazer atividades que exijam menos energia  física e cognitiva e que esse intensidade vá sendo reduzida com o anoitecer.. Se o horário de dormir estiver definido para às 22h, a partir de  19h recomenda-se que a criança vá diminuindo a ingestão de água (principalmente em casos em que há enurese), e vá reduzindo seu ritmo e optando por  brincadeiras que envolvem menos agitação motora por exemplo. 

Durante a noite, o quarto é o lugar para dormir! Tudo bem se a criança tem um quarto muito atrativo e passa bastante tempo do dia brincando lá. Mas à noite, o ideal é que a criança vá para seu quarto e deite na sua cama na hora de dormir. Nada de estudar ou ficar brincando no tablet enquanto estiver na cama! Se o papai e a mamãe quiserem contar uma historinha antes de dormir vai ser uma delícia! Nessa hora já dá pra diminuir a luz e tirar todos os outros estímulos que podem influenciar  no processo de indução do sono.

Se vocês estiverem tentando fazer com que a criança durma sozinha no seu quarto ou fazendo o desfralde noturno, é interessante que os pais insistam para que a criança pegue no sono no seu quarto (no começo é preferível que os pais peguem no sono no quarto da criança que o contrário), e que definam horários específicos para levar a criança ao banheiro no meio na noite. 

Não esqueçam de comemorar todas as pequenas conquistas junto com o pequeno! Que tal preparar aquele café da manhã especial no dia em que ele não fez xixi na cama ou dormiu a noite inteirinha no seu próprio quarto?

Você tem alguma outra questão sobre  dificuldades de sono que eu não abordei nesse texto? Me envie sua pergunta e cadastre seu e-mail na news que eu posso te ajudar a entender! 

NEWSLETTER

Assine a newsletter e receba nossas novidades.