4 dicas para incentivar o aprendizado

6.09.21

O aprendizado é um processo que se constrói a partir da experiência. Nas crianças, ele acontece de inúmeras maneiras: ao brincar, socializar, compreender melhor as emoções, obter conhecimentos escolares e muito mais!

Mas você sabia que pode incentivar esse processo nos pequenos? Sim! Com atividades simples é possível desenvolver a curiosidade, a autoconfiança para novas descobertas e flexibilidade para as inúmeras mudanças ocasionadas pelo processo de socialização.

Para te ajudar, separamos 4 dicas de atividades que podem ajudar nesse processo. Confira!

1. Brinque e garanta o aprendizado! 

Não é nenhuma novidade que a brincadeira estimula a criatividade, a imaginação, a experimentação e a interatividade, não é mesmo? No meio de tantos benefícios, é claro que a aprendizagem também pode ser potencializada pelo brincar.

Para incentivar as crianças, vale a pena oferecer brinquedos que explorem atividades sensoriais, como por exemplo: desenho com guache, massa de modelar e objetos de montar. Tudo isso, aguça a percepção e desenvolve o aprendizado de forma interdisciplinar.

2. Incentive a curiosidade

Já passou pela idade em que as perguntas são constantes? E essa é uma ótima fase para começar a desenvolver o processo de aprendizagem, já que a criança pode tirar suas dúvidas e os adultos podem estimular a criatividade na busca por respostas.  Tudo isso, estimula a criança a desenvolver novas conexões, conhecendo o mundo em partes e transformando sua percepção do todo.

3.  Estimule as atividades físicas

Atividades que incentivam o movimento do corpo também são aliadas do processo de aprendizagem porque ajudam a desenvolver consciência corporal, amadurecimento de habilidades motoras e socialização.

Por isso, vale a pena incentivar brincadeiras, ou ainda, esportes como: corrida, luta, dança, ginástica, futebol… Sempre respeitando os limites, a vontade e a curiosidade das crianças.

4. Proporcione momentos de descanso

Diante das atividades que desenvolvemos todos os dias, pode parecer que o ócio é inimigo da aprendizagem… Mas essa afirmação é falsa! Isso porque, momentos de relaxamento proporcionam a redução do estresse, manutenção da ansiedade e, consequentemente, aumentam a produtividade.

Investindo em momentos de descanso, as crianças podem se sentir ainda mais dispostas e cheias de energia na hora de colocar a mão na massa, vivenciar novas experiências e explorar novas atividades. Invista sempre no descanso, no ócio e mantenha o processo de aprendizagem dos seus filhos!

Para mais dicas como essas fique de olho em nossos conteúdos no Instagram e no Facebook.

Um beijo
Psicóloga Nadia Favretto


 

 

NEWSLETTER

Assine a newsletter e receba nossas novidades.